Gestão Ambiental

A sustentabilidade, conceito sistêmico relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais , culturais e ambientais, vem sendo trabalhada através da Gestão Ambiental na Destilaria Santa Inês.

Primeiramente, a empresa criou um sistema de reuso da água, poupando fontes e diminuindo o desperdício. Esse reaproveitamento acontece dentro do parque industrial, onde, em circuito fechado, a mesma água é reutilizada dentro de um período de 40 dias.

Outros aspectos importantes relacionados ao cuidado com o meio ambiente também são realizados dentro da empresa: é o caso da Vinhaça, da Torta de Filtro e do Bagaço, que são reaproveitados.

A Vinhaça, líquido resultante da destilação do etanol e a água da lavagem da cana, é reaproveitado para a irrigação, o que chamamos de fertirrigação.

A chamada Torta de Filtro, proveniente da filtragem do caldo da cana, e a cinza da caldeira, são incorporados na lavoura como fertilizantes orgânicos.

E o Bagaço, obtido após a moagem da cana, é queimado, gerando energia que abastece toda a Destilaria.
Com a criação do departamento ambiental, a Destilaria Santa Inês desenvolve e acompanha projetos ambientais.


Lixo Eletrônico

Um dos maiores problemas que enfrentamos hoje, é a destinação ecologicamente correta do lixo eletrônico, também conhecido como “ e-lixo”.

Contendo materiais pesados, se não forem descartados corretamente, podem comprometer nossos aquíferos e diminuir a vida útil dos aterros sanitários. Preocupada com a preservação do meio ambiente, a D.S.I. desenvolveu um projeto que recebe e destina corretamente todo tipo de resíduo eletrônico próprio e de seus colaboradores.


Coleta Seletiva

Partindo do princípio que grande parte de resíduos podem ser reaproveitados de alguma maneira e, consequentemente, gerar renda, a Destilaria Santa Inês implantou a Coleta Seletiva. Dentro da empresa foram distribuídas lixeiras identificadas para que a coleta seja efetuada.


Educação Ambiental

As ações de Educação Ambiental têm como objetivo principal conscientizar todos sobre a importância de práticas ambientais. Por se tratar de conceitos, a D.S.I. desenvolve, durante todo o ano, cursos e palestras relacionadas ao meio ambiente, que tem por finalidade conscientizar todos os colaboradores sobre os aspectos ambientais, além de divulgar a todos, as ações que a empresa desenvolve.


Uso de Canecas

Sabendo do grande impacto que nós, seres humanos, estamos causando ao meio ambiente, através de grande quantidade de resíduos que geramos por dia ( cada indivíduo gera cerca de 550 g de lixo/dia ), a Destilaria Santa Inês adotou o uso de canecas plásticas individuais em todos os setores, contribuindo não somente com a diminuição dos resíduos, mas também com a conscientização ambiental de todos os nossos colaboradores.


Reflorestamento

A Destilaria Santa Inês administra o plantio de mudas de árvores em APP ( áreas de preservação permanente ), e no entorno das nascentes, córregos e riso. A empresa também colabora com os municípios vizinhos, fazendo à doação de mudas para o reflorestamento municipal.


Destinação de EPIs

Cumprindo com as obrigatoriedades legais sobre normas de segurança, e para garantir a integridade de nossos colaboradores, a D.S.I. disponibiliza equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs.
Visando os problemas que estes equipamentos causam quando precisam ser descartados, a Destilaria Santa Inês criou um programa e coleta e destinação ecologicamente correta para todo esse tipo de resíduo.


Destinação Final de Retalho e Estopa

Os retalhos e estopas utilizados dentro de alguns setores da empresa, ficam contaminados com hidrocarbonetos ( componentes do óleo e graxas ), que podem prejudicar o solo e os lençóis freáticos. Dentro da D.S.I., esse material é separado em tambores identificados e posteriormente coletados por empresa especializada.


Certificado Etanol Verde

Em 2015, a Destilaria Santa Inês tornou-se signatária do Protocolo Agroambiental do Governo do Estado de São Paulo, onde certifica as usinas com o Certificado Etanol Verde, de acordo com as normas e projetos ambientais. Em 2016, a D.S.I. foi certificada.


Gerenciamento de Resíduos Diversos 

Diversos tipos de resíduos são gerados pela empresa, como, por exemplo: baterias, pneus, tambores, óleos, resíduos ambulatorial, entre outros.
Todos esses resíduos são gerenciados e destinados à empresas certificadas para receber este tipo de produto.
Através da destinação correta de seus resíduos, a Destilaria Santa Inês aderiu ao CADRI- Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental, emitido pela CETESB.

Muito ainda tem que ser feito, porém são nas pequenas ações que conseguimos chegar a grandes feitos. Temos que pensar globalmente e agir localmente.

Imprimir

Indique a um amigo: